E porque nao falar nossa lingua?

 
  • sofiaportos

    Lecteur professionnel

    Hors ligne

    #1 28 Janvier 2011 21:00:36

    Ola amigos portugueses,

    Sei que neste forum hà portuguesas, foi meu dedinho mais pequenino que me disse (ou sera  a Didi?! lol). Jà que se fala muito inglês mais tao pouco lusitano vamos remediar isto.

    Começo por me apresentar. Chamo-me Sofia, tenho 22 anos e sou de Viseu. Estou em frança hà 16 anos (tanto tempo, credo!) e nunca fui a escola em Portugal. E por isso que meu escrever è assim tao feio e pouco academico. Começei a ler quando cheguei em França porque tinha que aprender a lingua e desde ai nunca mais vivi sem ter um livro perto da mao.

    E voces? Cotem la um pouco o que queiram para distrair e praticar nossa linda lingua :D
  • didi8921

    Tourneur de pages compulsif

    Hors ligne

    #2 28 Janvier 2011 21:54:20

    Boa ideia esta discussao cem por cento portuguesa !! é bom poder praticar um bocado !!

    Eu tambem vou apresentar me como deve ser =D Chamo-me Débora. Tenho 21 anos. Nasci em França mas os meus pais sao os dois portugueses. Sao do Bombarral, quase a uma hora de Lisboa ! Por isso, cresci com as tradiçoes da nossa terra e adoro ir em Portugal quase todos os anos :D Volto sempre com muitos livros comprados la. Adoro ler tanto em português como em francês !

    Dernière modification par didi8921 (28 Janvier 2011 21:56:22)

  • sofiaportos

    Lecteur professionnel

    Hors ligne

    #3 28 Janvier 2011 22:03:11

    Obrigada por participar-se a conversa :)

    Deixa-me ja dar-te os parabens por escrever-se tao bem o português porque conheço muita gente de pais portugueses e nacidos cà que nem um bom dia sabem dizer :clapi:!

    Eu tenho um triste libro em português em casa. Nao me puxa muito ler outra coisa que em francês porque é a lingua que mais entendo e percebo as subtilidades das palabras. Para mim é uma pena dizer isto mas é a pura verdade... =(
    Que tipo de livros compras? Autores nacionais ou nao? Aqueles que jà tens en francês? Onde compras? (Ok, com tantas perguntas podes chamar-me chata :ptdr:).

    B'jitos
  • didi8921

    Tourneur de pages compulsif

    Hors ligne

    #4 28 Janvier 2011 22:28:01

    Obrigada :-)
    Confesso que eu nao falo muito (so durante as férias em Portugal, o com a familia) porque os meus pais nao falem comigo em português. o habito de falar sempre em francês mas de vez em quando, é bom ! Em casa, temos muitos canais em português ( viva o satélite :yeah: ) entao eu estou sempre a ouvir essa lingua de uma maneira o de uma otra.

    Para os livros, costume comprar mais autores nacionais. Geralmente, compro no supermercado tipo Continente o Modelo, até Carrefour :lol:

    Dernière modification par didi8921 (28 Janvier 2011 22:28:43)

  • sofiaportos

    Lecteur professionnel

    Hors ligne

    #5 28 Janvier 2011 22:31:47

    Em minha casa os meus pais falam portugues, sempre. Mais os meus irmaos falamos um pouco de tudo, depende da situaçao :).

    O livro que tenho vem do Continente mas em Viseu hà uma Fnac onde comprei livros...em francês quando estive a estagiar la durante 4 meses no verao pasado. Mas acho que sao caros demais e o formato é pouco pratico. Que achas?
  • nymeria

    Correction Bibliomania

    Hors ligne

    #6 28 Janvier 2011 22:39:42

    Sera que somos muitas portuguesas por aqui ? :O

    Ola, chamo-me Delfina e tambem nasci em França .Os meus dois pais sao portugueses como didi. A minha familia mora perto da Figueira da Foz, numa aldeiazita pequena ! =D O meu português nao é la muito bom (nao o pratico muito), mas tambem gosto de ler nessa lingua (as vezes :P) Quando vou a Portugal, compro sempre muitos livros...ingleses ! :lol:

    Prazer em conhecer-vos ! \o/
  • didi8921

    Tourneur de pages compulsif

    Hors ligne

    #7 28 Janvier 2011 22:40:22

    Acho tambem que os livros sao caros sobretudo na Fnac, é por isso que eu compro mais nos supermercados ! As vezes, ha promoçoes =D poucos mas ha!
  • didi8921

    Tourneur de pages compulsif

    Hors ligne

    #8 28 Janvier 2011 22:43:24

    Prazer é todo nosso Delfina !!! Ja fui muitas vezes em Figueira da Foz =D
  • Lia

    A la découverte des livres

    Hors ligne

    #9 28 Janvier 2011 23:34:52

    Não foi uma boa ideia, foi uma excelentíssima ideia :D
    Bom então lá  vou também apresentar-me.
    Chamo-me Liliana e tenho 23 anos. Nasci em Portugal mas vivo em França desde os cinco anos. Como a Sofia nunca fui à escola em Portugal (o que acho uma pena porque prefiro o sistema escolar português ao francês). Aprendi a ler e a escrever o português durante as aulas que havia ao sábado à tarde perto da minha casa. Pois falar nunca foi muito problemático já que falava português antes de falar francês e em casa misturamos as duas línguas. Os meus pais sempre me falaram, e falam sempre, em portugês e eu respondo numa ou outra língua.

    Parece que sofremos todas do mesmo mal: trazer sempre muitos livros de Portugal ;) Pois mas como resistir quand vemos que lá encontramos coisas que não existem aqui! Podemos ser um pais pequeno mas em algumas coisas (os livros) estamos mais adientados :D

    Dernière modification par Lia (28 Janvier 2011 23:35:54)

  • didi8921

    Tourneur de pages compulsif

    Hors ligne

    #10 29 Janvier 2011 13:41:10

    E es de onde em Portugal ?